A editora Alma Azul vai estar no dia 8 de março na freguesia da Soalheira, concelho do Fundão, para assinalar o Dia Internacional da Mulher com uma sessão literária. É uma das iniciativas previstas para o mês de março, onde também se celebra o Dia Mundial da Poesia.
“Elas e a Revolução” é o nome da sessão literária agendada para o dia 8 de março, às 14h30, na Soalheira. A iniciativa, realizada em parceria com a biblioteca municipal Eugénio de Andrade, conta com a participação do núcleo local da Academia Sénior e é dedicada a diferentes poetas portuguesas.
A poesia, que vai ser nuclear na atividade mensal da editora, uma vez que no dia 21 também se celebra o Dia Mundial da Poesia.
A data é assinalada na região do Algarve, com a oficina “A Poesia está na Rua”, dirigida a alunos do sétimo ano de escolaridade, em Loulé, e com a estreia da sessão literária “Camões nas Palavras de Sophia”, em Albufeira.
Antes, no dia 13, a Alma Azul leva a poesia à região do Alentejo. Em Ourique, é dinamizada uma Leitura de Poesia que tem como patrono o antigo presidente da república Jorge Sampaio e que parte dos autores Natália Correia e Mário Cesariny.
Também no dia 14, “Há Poesia no Jardim” na biblioteca municipal de Beja com Ricardo Fonseca Mota, vencedor do Prémio Ciranda 2021. O escritor apresenta o seu livro “A Mão e a Grandeza”.
Da programação do mês de março faz ainda parte uma sessão de autógrafos, em Alcains, do livro editado em fevereiro “Eugénio de Andrade – Da Beira Baixa ao Porto”. Ainda sem data definida, “mas muito próxima da Páscoa”, avança a editora, a iniciativa vai ser dinamizada num espaço ao ar livre.