Integrado no programa do 25º aniversário da Alma Azul, a editora e produtora de atividades culturais sediada em Alcains celebra o Dia Mundial da Fotografia no próximo dia 19 de agosto, com a partilha de fotografias que marcam os 25 anos de iniciativas dedicadas à fotografia.
Para recordar e homenagear todos os fotógrafos que estiveram ligados à Alma Azul nas últimas duas décadas, a produtora vai partilhar através do email, 25 fotografias que considera marcantes no seu trabalho, desde 1999.
A iniciativa é aberta a todos os que gostam de fotografia e desejam receber no seu correio eletrónico as imagens selecionadas pela Alma Azul para celebrar o Dia Mundial da Fotografia 2024.
Para isso, os interessados devem enviar para o email da produtora (alma.azul.1999@gmail.com) o seu próprio correio eletrónico até às 23h00 de dia 18, para o acesso gratuito à iniciativa.
A editora e produtora recorda que um dos primeiros trabalhos realizados foi um livro de fotografia de Inês Gonçalves, sobre a cidade de Coimbra. Além de Inês Gonçalves, a obra reuniu ainda Pedro Paixão e o cineasta João Botelho, responsável gráfico pela edição.
Ao longo destes 25 anos de trabalho, a Alma Azul sempre dedicou espaço à fotografia na sua Revista de Artes e Ideias, publicando trabalhos de Carlos Matos, José Costa ou Joaquim Cardoso Dias.
Também já apresentou o trabalho de Diamantino Gonçalves e Pedro Martins e estimulou o trabalho da artista plástica Cristina Ataíde.
Mais recentemente, promoveu em 2018, 2019 e 2022, as iniciativas: 19 Imagens de Castelo Branco; 20 Imagens de Ródão e 22 Imagens de Espaços de Leitura, respetivamente, onde participaram mais de seis dezenas de fotógrafos amadores.