A editora Alma Azul, de Alcains (Castelo Branco), participa esta quinta-feira, dia 20, quinta-feira, às 18.30 horas, na abertura das comemorações dos 150 anos da Fundação da Biblioteca de Beja – José Saramago.
Uma conversa com o poeta André Osório sobre o seu novo livro “Sala de Operações”, da editora Guerra e Paz” é dinamizada por Elsa Ligeiro, da Alma Azul; esta quinta-feira, 20 de junho de 2’024, e marca o início do programa literário que ainda no mesmo dia conta com Pedro Lamares, às 21 horas, que partilhará com todos os convidados presentes microcontos e outros textos.
No dia seguinte, sexta-feira, 21 de junho, a Associação Andante leva animação durante a manhã e a tarde, com a sua proposta “Poesia à La Carte”; seguindo-se uma maratona de presenças de autores, a partir das 18 horas, nomeadamente José Luís Peixoto à Conversa com Maria Luísa Francisco; Lídia Jorge, às 19 horas, à conversa com o jornalista do jornal Expresso, Bernardo Mendonça; e a encerrar, às 20 horas, a espanhola Irene Vallejo conversará com Gonçalo M. Tavares.
No dia 22, o programa encerra com atividades para crianças “Afinal… O Gato?” da Associação Andante; e à tarde, às 18 horas, a venezuela Adriana Ciccaglione, dinamiza o Clube de Leitura “Os Livros Impossíveis”.
Recorde-se que a colaboração entre a Biblioteca Municipal de Beja (José Saramago) e a Alma Azul, com sede em Alcains, é antiga e que em junho de 2022 passou a colaboração mensal, dinamizando conversas com poetas e os seus livros numa promoção da Leitura de Poesia, com o Programa “Há Poesia no Jardim” e por onde já passaram Nuno Moura, Maria do Rosário Pedreira, José Mário Silva, Andreia C. Farias, José Carlos Barros e Rita Taborda Duarte, entre outros.
Em agosto, a Alma Azul anuncia que participará no Festival “Palavras Andarilhas 2024”, também organizado pela Biblioteca Municipal de Beja (José Saramago) e que é um marco nacional e internacional em Festivais para a Infância.