As comemorações do 25º aniversário da Alma Azul também passam por Alpedrinha. Este fim-de-semana a produtora sediada em Alcains, marca presença nos “Chocalhos 2024 – Festival Caminhos da Transumância” com uma mostra de livros e a leitura de 25 poemas de “O Guardador de Rebanhos”, de Alberto Caeiro.
A iniciativa vai fazer parte das “Conversas Transumantes”, na sessão de sábado à tarde, 14 de setembro, marcada para as 14h30, no Palácio do Picadeiro.
Trata-se de uma leitura informal e comunitária, onde podem participar todos os interessados em contribuir e ampliar a comunidade de leitores de Alberto Caeiro, heterónimo de Fernando Pessoa.
A Alma Azul recorda que publicou “O Guardador de Rebanhos” em 2018, numa edição ecológica, totalmente em papel reciclado, e sem qualquer plastificação, que já se encontra esgotada.
A leitura proposta pretende celebrar essa edição e o quarto século de trabalho na promoção e divulgação da poesia em territórios literários que a editora foi selecionando.
Depois da leitura dos “25 Poemas de O Guardador de Rebanhos”, pontuada por sons da transumância, é promovido um leilão de livros esgotados. Entre eles, “Lendas da Beira”, de Maria Antonieta Garcia; a primeira edição de “Moinhos da Baságueda”, de Lopes Marcelo, ou “Pelourinhos do distrito de Castelo Branco”, de Júlio Rocha e Sousa.
O Palácio do Picadeiro, ao longo de todo o fim-de-semana, vai também ser palco de uma Mostra de Livros que acompanham alguns registos da transumância.