A Aldeia Histórica de Sortelha, concelho de Sabugal, abraçou um novo capítulo no passado dia 24 de junho, com a inauguração de 17 unidades de alojamento turístico eco-friendly da marca Story Studio, que pretende enaltecer a história de Portugal aliando a arquitetura original dos edifícios com outros conceitos mais contemporâneos.
Num investimento que ultrapassou os dois milhões de euros, o Story Studio Sortelha, que contempla 17 alojamentos, tem capacidade para 56 hóspedes. De acordo com a marca, estes studios foram remodelados numa fusão da traça original, “mantendo-se a sua identidade distintiva”, mas com novos conceitos arquitetónicos, como a ecoeficiência e o ecodesign.
À entrada de cada um dos alojamentos está patente um código QR que permite aos visitantes “viajar” através dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para conhecer as diversas soluções e práticas que atestam os compromissos da Story Studio com os desígnios da sustentabilidade.
Para a empresa, os novos studios são também um marco “para a comunidade local e para todos os que valorizam a preservação e revitalização das aldeias históricas” de Portugal, já que estão em causa novas opções de alojamento “sustentáveis, criativas, culturais e inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e turístico de Sortelha e do concelho do Sabugal”, remata em nota de divulgação.
A inauguração dos novos alojamentos realizou-se com vários momentos interpretados e momentos musicais. A iniciativa contou com a presença do presidente do Turismo de Portugal e do presidente das Aldeias Históricas de Portugal, para além dos autarcas do Sabugal e Sortelha.