A Biblioteca Municipal de Idanha-a-Nova, até final do corrente mês de março, acolhe uma exposição de 140 desenhos originais da autoria de alunos do concelho, dedicada às tradições locais da Quaresma, Semana Santa e Páscoa.
Na mostra de desenhos originais sobre as tradições da Páscoa em Idanha -a Nova participam os alunos do 1º ao 6º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas de José Silvestre Ribeiro.
Na inauguração da exposição, que decorreu na passada sexta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, e o diretor do Agrupamento de Escolas, Paulo Frias, salientaram a importância da preservação das tradições de uma forma criativa. A acompanhá-los nesta sessão, estiveram a diretora da Biblioteca Municipal, Lurdes Grilo, e Alexandre Gaspar, a representar a Comissão da Quaresma, Semana Santa e Páscoa de Idanha-a-Nova.
A inauguração contou com um momento musical proporcionado pela Casinha da Música, grupo de jovens músicos de Idanha-a-Nova.
Os alunos desenharam uma ou mais das celebrações ou manifestações da piedade popular levadas a efeito no decurso da Quaresma, Semana Santa e Páscoa, incluindo Bodos, Romarias e festividades até ao Domingo de Pentecostes.
Os trabalhos resultam de um concurso, por proposta da Comissão da Quaresma, Semana Santa e Páscoa de Idanha-a-Nova, organizado e dinamizado por professores, no âmbito do Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas, com o objetivo de, “para além de sensibilizar e alertar os alunos para a valorização e preservação do apreciável conjunto de tradições quaresmais e pascais das gentes do concelho de Idanha-a-Nova, incentivar o desenvolvimento de competências e práticas de expressão artística”, refere o município.
Após a Exposição da totalidade dos desenhos, serão atribuídos prémios às melhores participações: primeiro, segundo e terceiro escalões dos alunos do 1º ao 6º ano, em data oportuna.
Os membros do Júri do Concurso podem atribuir Menções Honrosas aos trabalhos cuja qualidade o justifique e que, de alguma forma, se destaquem dos restantes.