Mais de uma centena de alunos da Escola Secundária do Fundão está a dinamizar a iniciativa “Nossa Escola, Nossa Voz – Repensando o Nome que Nos Representa”, a realizar-se no próximo dia 5 de junho, quinta-feira, na própria escola, a partir das 21h. O objetivo é refletir sobre a atribuição de um patrono à instituição.
A Escola Secundária do Fundão prepara-se para dar um passo histórico: encontrar o nome que melhor represente a sua identidade e valores. A iniciativa “Nossa Escola, Nossa Voz – Repensando o Nome que Nos Representa” surge como culminar de um percurso iniciado no ano letivo anterior, envolvendo alunos, professores, entidades locais e várias organizações nacionais.
O evento inclui três momentos principais: a abertura de uma exposição sobre António Guterres, às 21h no átrio da escola; a apresentação da peça teatral “Colóquios da Cereja”, às 21h15 no anfiteatro; e, por fim, uma mesa-redonda às 21h30, que colocará em debate os nomes mais votados para patrono da escola — Amália Rodrigues, António Paulouro e António Guterres. Uma discussão moderada por Paulo Fernandes, presidente do Município do Fundão, com a participação de alunos e representantes de associações culturais locais.
Este processo participativo teve início no ano letivo 2023/24, com alunos do 8.º ano a desenvolverem trabalhos jornalísticos sobre figuras marcantes da Cova da Beira, no âmbito das aulas de Cidadania e Desenvolvimento. A atividade incluiu um workshop e resultou na submissão dos trabalhos ao projeto “Jornalistas em Rede”, onde uma das reportagens foi distinguida a nível nacional. Com base nas investigações realizadas, foi também escrita e encenada a peça “Colóquios da Cereja”.
No presente ano letivo, o projeto ganhou nova força com a adesão ao programa My Polis, onde alunos do 9.º ano foram desafiados a apresentar propostas para melhorar a comunidade. Uma delas propôs atribuir um nome à escola, ideia que se desenvolveu na atividade “Aguarda Referendo”, dinamizada pela associação Camisola Preta. Através de debates e uma votação com cerca de 100 alunos, foram selecionados os três nomes finalistas agora em discussão.
A iniciativa do próximo dia 5 de junho representa não só o encerramento simbólico deste ciclo de participação ativa, como também o início de um novo capítulo. A escola pretende dar seguimento ao processo junto da Direção-Geral de Educação, com vista à oficialização do nome escolhido pela comunidade.