A assembleia intermunicipal da associação de municípios da Cova da Beira aprovou por unanimidade o relatório de gestão daquela organização referente ao ano passado. Em 2023 a AMCB investiu cerca de cinco milhões de euros em projectos de eficiência energética e registou uma taxa de execução na ordem dos 90 por cento.
Em comunicado a associação de municípios refere que 2023 foi um ano de conclusão de candidaturas aprovadas pelo anterior quadro comunitário, assim como a preparação de projectos a apresentar ao novo quadro e ao programa de recuperação e resiliência sobretudo em áreas como a educação, formação e igualdade de género, planeamento, ordenamento do território, sustentabilidade e eficiência de recursos e ainda transição ambiental e energética.
Nesta reunião, o presidente do conselho directivo destaca “a forte interacção com os todos os municípios associados assim como com as autarquias de Seia, Gouveia e Covilhã. Cooperámos com a comissão de coordenação e desenvolvimento da região centro, com as comunidades intermunicipais das Beiras e Serra da Estrela e da Beira Baixa e ainda com a agência regional de energia e ambiente do interior. Para além disso estivemos envolvidos em projectos de cooperação transfronteiriça, através da comunidade de trabalho entre a Beira Interior e Salamanca e também com as instituições de ensino superior da região, nomeadamente a UBI e os politécnicos de Castelo Branco, Guarda e Viseu”.
Rui Ventura acrescenta que “os bons resultados alcançados pela associação de municípios da Cova da Beira só demonstram que a linha seguida pela direcção e pelos seus associados, é a mais acertada. O rigor e os resultados a que assistimos, com uma elevada taxa de execução, só nos pode deixar com mais confiança para o futuro”.