A associação de municípios da Cova da Beira esta a executar um projecto no âmbito do plano de promoção da eficiência energética, direccionado para empresas do setor agroalimentar, agricultores que têm negócios em nome individual e cooperativas agrícolas localizadas em todo o território nacional.
Em comunicado, o secretário geral do organismo sublinha que “a racionalização dos consumos de energia, designadamente electricidade e gás natural, tem sido uma prioridade” para a associação de municípios da Cova da Beira. O “AgroEfficiency” tem como grandes objectivos “disponibilizar informação relevante, criar ferramentas e sensibilizar o público-alvo para a adoção de hábitos de consumo de energia eléctrica e de gás natural de forma eficiente e sustentável”.
José Manuel Biscaia acrescenta que com a implementação deste projecto “é possível efectuar a análise e operacionalização das melhores práticas de mercado bem como aceder à plataforma de partilha pública sobre a temática da eficiência e ser candidato à atribuição do rótulo «AgroEfficiency», incentivando as entidades a utilizar medidas de sustentabilidade energética na produção’’.
O site já se encontra disponível em https://www.agroefficiency.pt/ e privilegia o e-learning e a formação, as boas práticas e a gestão de consumos. A utilização das redes sociais vai ser o próximo passo mas está também prevista uma campanha através dos meios tradicionais de divulgação.
Este projecto tem como entidade promotora a associação de municípios da Cova da Beira. São parceiros a universidade da Beira Interior, os institutos politécnicos de Castelo Branco e da Guarda e a associação das agências da energia e do ambiente. A iniciativa está a ser financiada pela entidade reguladora dos serviços energéticos (ERSE).