A associação de municípios da Cova da Beira está a proceder à instalação de bombas de calor em diversos concelhos da região ao abrigo de vários projectos aprovados pelo plano de promoção de eficiência energética. Numa primeira fase foram abrangidos edifícios municipais e o investimento está agora a ser concretizados em instituições particulares de solidariedade social.
Em comunicado, a associação de municípios refere que “está a ser realizada a substituição de equipamentos obsoletos de climatização, como radiadores a óleo e termo ventiladores, por bombas de calor, contribuindo para uma melhoria das condições de conforto dos utentes nos locais de intervenção”.
Estão já instaladas 160 bombas de calor nos municípios de Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Sabugal e Seia e actualmente está a decorrer o processo em Trancoso e Penamacor.
No total a intervenção prevê “a substituição de 1650 equipamentos de climatização obsoletos por 550 bombas de calor de classe energética “A+”, com apoio de um sistema de telegestão”. A implementação da medida representa um investimento na ordem dos 650 mil euros “englobando os custos de aquisição e instalação dos equipamentos e gestão do projecto”.
A associação de municípios da Cova da Beira espera que a implementação desta medida origine uma poupança anual de 550 mil euros no fornecimento de energia eléctrica, o que vai reduzir os consumos em 88 por cento face aos equipamentos que anteriormente estavam a funcionar.