A associação de municípios da Cova da Beira é uma das entidades parceiras do projecto europeu “IncluvIA”. A reunião inicial contou com a presença de entidades portuguesas, espanholas e francesas para definir o plano de trabalho conjunto. O projecto tem um orçamento a rondar 1,5 milhões de euros e pretende criar novas oportunidades de emprego, formação e empreendedorismo inclusivo, utilizando a inteligência artificial como ferramenta de capacitação e integração socioprofissional.
Enquanto uma das entidades responsáveis pela implementação das acções piloto em Portugal, nomeadamente na região dos seus associados, a associação de municípios da Cova da Beira vai desenvolver actividades na formação de beneficiários, identificação de necessidades locais, adaptação de soluções tecnológicas e promoção de projetos de economia social. O projecto contempla ainda um conjunto de pequenos centros especializados na inclusão laboral de pessoas com deficiência através da integração de tecnologias de inteligência artificial e agentes autónomos colaborativos.
De acordo com Carlos Santos da associação de municípios “este projecto é mais um passo na consolidação da estratégia da AMCB em matéria de inovação social e tecnológica, aproximando as ferramentas digitais dos territórios do interior e garantindo que ninguém fica para trás na transição digital e laboral”.
Entre os objetivos centrais do projeto destaca-se a criação da rede “Neurone IncluvIA” em cinco territórios (Zamora, Gipuzkoa, Madrid, Occitânia e Beiras e Serra da Estrela); o desenvolvimento de programas de formação em inteligência artificial e tecnologias adaptativas, abrangendo 225 pessoas com deficiência e 25 formadores; a criação de uma plataforma digital transnacional para ligação entre candidatos e empresas e ainda a promoção de itinerários de integração laboral e empreendedorismo inclusivo, em colaboração com empresas e entidades sociais.
A parceria vai decorrer até Maio de 2028.














