A delegação distrital da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) organiza no próximo dia 4 de maio, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, a primeira convenção distrital de freguesias. A iniciativa vai decorrer sob o tema “Freguesias nos 50 anos de democracia” para debater a importância do poder local depois do 25 de abril.
O presidente da delegação distrital de Castelo Branco da ANAFRE explica que esta “é uma convenção que nunca foi feita”. Rui Amaro avança que o objetivo é “mostrar que o poder local foi das melhores coisas que aconteceram depois do 25 de abril”.
“As pessoas conhecem as juntas de freguesias e os presidentes de junta, é a única porta aberta que têm de ligação com o estado. E a nossa ideia é mostrar nesta convenção que as freguesias estão fortes, e querem continuar a trabalhar, mas que também têm que ser apoiadas a nível financeiro e com criação de legislação própria para as pessoas que estão praticamente a dar o seu contributo sem qualquer remuneração e sem o incentivo devido”, afirmou à RCB, o presidente da distrital.
Com a presença de um conjunto de oradores com “elevada experiência” na vida autárquica, a iniciativa leva vários temas a debate, como o “Papel das freguesias na construção da democracia” e “o futuro das freguesias depois de 50 anos de democracia e 38 anos de europa”.
“O tema que vai estar em cima da mesa é, principalmente, a democracia, os 50 anos do 25 de abril, e o que as freguesias fizeram depois do 25 de abril e durante estas cinco décadas. Do Fundão vamos ter a presença de Carlos São Martinho, que tem experiência no poder local, vamos ter o presidente da CIMBB, que também é o presidente de Proença-a-Nova (João Lobo) e o presidente da Câmara de Castelo Branco (Leopoldo Rodrigues)”.
Junta-se ainda o antigo presidente de câmara da Covilhã, Carlos Pinto; e autarcas de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Sertã e ílhavo.
Além disso, a convenção distrital de freguesias conta com o coordenador da ANAFRE nacional e com o novo secretário de estado da administração local e ordenamento do território, Hernâni Dias.
Para a distrital, este é “um momento importante de reunião e partilha de mais de uma centena de freguesias do distrito”, numa iniciativa aberta a toda a população.
Veja o programa completo: