Vinte e cinco anos depois, a cidade serrana volta a receber uma competição internacional de andebol universitário.
Os jogos arrancam de hoje a uma semana (23 de julho), e vão decorrer até segunda-feira (28 de julho).
A cerimónia protocolar, antecedida de desfile das equipas presentes ( 12 por escalão M/F), num total de 24, começa por volta das 19h30/20h, de terça-feira, 22 de julho, junto ao Mercado Municipal (Rua António Augusto de Aguiar).
O desfile começa às 18h30, no Jardim Público, passando ainda pela Rua Direita e Praça do Município.
Cerca de 600 pessoas vão estar na cidade, na qual, 400, são atletas de 9 nacionalidades.
Portugal vai ter 5 equipas presentes:
AA Universidade da Beira Interior (M/F), AA Universidade do Minho (M/F), como campeões nacionais nos dois escalões e IP da Maia (M), que foi repescada, como vice-campeã nacional.
Um quarto de século passado, Pedro Bernardo refere à RCB que, voltar a organizar um evento desta natureza, “é uma grande prenda, é o culminar de muitos anos de trabalho que a AAUBI e UBI, têm vindo a desenvolver, nos últimos 13 anos, é também, o culminar de alguns eventos de nível nacional e o reconhecimento da excelente organização que tivemos e que nos deram a capacidade de receber grandes eventos, como por exemplo, a organização dos campeonatos nacionais universitários de 2013 e 2021, deram a oportunidade da AAUBI poder receber estes campeonatos europeus de andebol universitários, em 2025, após candidatura feita pela AAUBI / FADU /UBI. Agora existe esta feliz coincidência, de que, se cumprem agora 25 anos, do Mundial organizado em 2000 (começou em dezembro de 1999, em parceria com o IP Guarda – N/R), na qual, repõe a UBI e AAUBI, de novo, nos caminhos do panorama internacional do desporto universitário, com um nível competitivo e de visibilidade muito grande. A Universidade da Beira Interior tem um investimento de cerca de 700 mil euros, na requalificação dos pavilhões, inclusivamente, o pavilhão nº 2 tem um piso novo, num caderno de encargos superior a um milhão de euros, mas que, naturalmente, tudo isto, vai ter um retorno financeiro, social e económico, em particular para a cidade da Covilhã, onde vamos ter cerca de 600 pessoas na cidade e esse legado, vai ser, acreditamos, que vai ser também muito importante, para a cidade e região. Afirma.
Pedro Bernardo acrescenta que, 2estes eventos, são também, uma oportunidade de nós mostrarmos a qualidade do trabalho e de infraestruturas que nós temos na UBI, onde temos a particularidade de termos os dois pavilhões, um junto ao outro, com residências académicas perto dos mesmos, com possibilidade de alojamento rápido, com cantinas também muito próximas, o que ajuda e pode, trazer no futuro, alunos e atletas estrangeiros, a estudar e a estagiar, incluindo equipas desses países que agora nos visitam. É um evento com enorme potencial, sem esquecermos a parte turística, claro. Penso que fizemos um trabalho bom e tudo vai correr bem, acredito”, disse o secretário-geral da comissão organizadora à RCB.
Ser campeão da europa é possível?.
O responsável responde que “seria um sonho tornado realidade e muito grande, mas com toda a confiança que temos nos nossos atletas e no nosso treinador João Silva, temos a noção que vai ser um campeonato muito competitivo, com muita qualidade, com a presença de equipas muito boas, com atletas que fazem já parte de seleções internacionais de andebol Sub 21 e Sub 23 e portanto, estamos a falar de um quadro competitivo de elevado nível, mas, como equipa da casa, temos de ter muita humildade, e como em tudo na vida, e em particular, no desporto, só quando o apito final se fizer ouvir, é que se decide quem vai ser o vencedor, e portanto, a raça serrana, a raça da Beira Interior certamente irá fazer com que, possamos alcançar os melhores resultados possíveis”. Conclui Pedro Bernardo.
Tendo com valores, a sustentabilidade, responsabilidade social e igualdade, o evento vai ainda organizar o primeiro torneio de andebol em cadeira de rodas, no pavilhão municipal/Fundação Inatel na Covilhã no domingo, dia 20, com a participação de 4 equipas, a partir das 11h30 e vai oferecer aos Baldios de Verdelhos (freguesia do concelho da Covilhã) cinco mil árvores para reflorestar aquela encosta da Serra da Estrela.
Recorde-se que em 2000, Portugal sagrou-se vice-campeão mundial universitário da modalidade, na Covilhã.
O Campeonato da Europa de Andebol Universitário 2025, é organizado pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), com apoio da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), Universidade da Beira Interior (UBI) e Município da Covilhã.
O evento realiza-se de 22 a 28 de julho, sendo que, os jogos começam dia 23 de manhã, nos pavilhões da UBI.