Face ao aumento de temperatura máxima previsto para este fim-de-semana e para o perigo máximo de incêndio em algumas zonas do país, incluindo o distrito de Castelo Branco, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil deixa algumas medidas preventivas à população.
A ANEPC começa por recordar que, de acordo com as disposições legais em vigor, e enquanto o alerta para o risco de incêndio estiver ativo, é proibido fazer queimada extensiva sem autorização. É também proibido fazer queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia, bem como utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural.
É também proibido fumigar ou desinfetar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas; bem como usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.
Já para fazer face ao calor extremo, com temperaturas a chegar aos 41ºC, a ANEPC aconselha a população a aumentar a ingestão de água, pelo menos 1,5 litro por dia; aplicar protetor solar com fator superior a 30, a cada 2 horas; usar chapéu ou roupas claras, largas e frescas.
Optar por refeições leves e frescas, refrescar-se com água ao longo do dia e ter especial atenção com doentes crónicos, crianças e pessoas idosas são outros conselhos da autoridade nacional de proteção civil.