Germano de Sousa, antigo bastonário da ordem dos médicos, vai tomar posse esta sexta-feira do cargo de académico da academia portuguesa de fibromialgia. A cerimónia vai decorrer a partir das 16:00 no anfiteatro da faculdade de engenharia da universidade da Beira Interior.
O discurso de aceitação de Germano de Sousa vai ter como mote “contribuições da patologia clínica para o diagnóstico diferencial e orientação etiológica da fibromialgia”. Marcam ainda presença nesta sessão o presidente da academia portuguesa de fibromialgia, Arranz Gil, e o presidente da faculdade de ciências da saúde da UBI, Miguel Castelo Branco.
Germano de Sousa foi bastonário da ordem dos médicos entre 1999 e 2005. Preside actualmente à sociedade portuguesa de química clínica e também ao conselho de administração do grupo “Germano de Sousa” que tem a funcionar vários centros de medicina laboratorial em todo o país. Ao longo da sua carreira já desempenhou funções como docente universitário na faculdade de ciências médicas e presidiu à sociedade portuguesa de patologia clínica, à sociedade portuguesa de osteoporose e doenças metabólicas e à associação nacional dos laboratórios clínicos.