A data é avançada pelo presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, que anuncia também a nova denominação do solar construído no século XVIII.
Para além do “centro de desenvolvimento de software” capaz de receber 150 trabalhadores da Softinsa, empresa derivada da tecnológica IBM já sediada no Fundão, a nova estrutura acolhe também o Centro de Estudos do Território Mobilidade e Património, com espólio de Hugues de Varine, vários espaços de coworking e ainda “um laboratório de inovação social”.
O “Design Factory” é inaugurado na segunda-feira, 17 de julho, às 10 horas numa cerimónia presidida pelo edil que espera ainda a confirmação da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.
O momento conta ainda com “representantes da empresa IBM e com população em geral”.
Para Paulo Fernandes este vai ser “um dia de grande alegria” para o concelho, uma vez que se vão transferir “para a rua mais emblemática e tradicional da cidade, novas áreas de desenvolvimento”.
“Se pensarmos bem e secularmente, a Rua da Cale, nos seus tempos áureos, também era zona de comércio mais diversificado e concorrencial, agora queremos que ela volte a ganhar vida e trazer esta agenda das novas tecnologias para dentro da cidade”, aponta o autarca.
Paulo Fernandes falava aos jornalistas durante a visita da comitiva do ministério das cidades do Brasil, na passada quinta-feira, que também passou pela nova valência da cidade do Fundão.