É este o mote de uma sessão comunitária que a livraria “Alma Azul” vai realizar nas instalações da academia sénior da Covilhã no próximo dia 29 de Janeiro, a partir das 15h00. A iniciativa pretende dar a conhecer a vida e obra de António Alçada Baptista, na sua cidade natal e que coincide com os 99 anos do nascimento do escritor e editor.
A sessão comunitária tem como ponto de partida um depoimento publicado em livro, em que António Alçada Baptista descreve a sua infância na Covilhã, a sua experiência como aluno no colégio de jesuítas, em Santo Tirso e a tomada de consciência que o tornará um humanista para lá das suas contradições pessoais e sociais. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o município da Covilhã.
António Alçada Baptista foi um editor e livreiro de relevo em Portugal, através da sua editora e livraria Moraes que juntou no seu catálogo autores como António Ramos Rosa, José Cardoso Pires, Alexandre O’Neill, Sophia de Mello Breyner Andresen, Ruy Belo, Jorge de Sena, Ana Hatherly, Ernesto de Melo e Castro e Eugénio de Andrade entre outros. Foi também o criador da revista “O Tempo e o Modo”, baluarte de resistência dos católicos progressistas em Portugal, durante a ditadura do Estado Novo.
A “Alma Azul” refere que António Alçada Baptista vai continuar em destaque na produtora de atividades literárias nos meses de Setembro e Novembro (em Coimbra) e que se vai prolongar por todo o ano de 2027, em que se assinala o centenário do seu nascimento.













