A delegação distrital de Castelo Branco da associação portuguesa de deficientes e a associação “Happy Wish”, iniciativa de âmbito social da Universidade da Beira Interior celebraram um acordo de cooperação que prevê a realização de iniciativas de promoção de inclusão social nomeadamente no concelho da Covilhã.
Em comunicado conjunto, as duas instituições referem que durante este ano já foram desenvolvidas algumas iniciativas de colaboração e a assinatura deste protocolo vai permitir “desenvolver novas ações com vista a aumentar a consciencialização da comunidade para a inclusão social de pessoas portadoras de deficiência, incentivando, em simultâneo, a participação activa dos jovens universitários voluntários”.
De acordo com o presidente da delegação distrital de Castelo Branco da APD “esta parceria é de extrema importância porque nos permite realizar iniciativas no âmbito da promoção e consciencialização para a inclusão social, das pessoas com mobilidade reduzida e promoção do voluntariado e da acção social”. Raul Pereira acrescenta que as duas associações partilham “os mesmos princípios fundamentais, que emanam da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, incluindo as pessoas com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial e são não discriminação, igualdade de oportunidades, participação e plena inclusão.”
Já a presidente da direcção da associação “Happy Wish”, sublinha que “ainda recentemente tivemos a oportunidade de ter a colaboração da APD numa das nossas actividades de voluntariado e reconhecemos o valor conjunto das iniciativas”. Matilde Figueiredo acredita que “será uma parceria valiosa para contribuir para uma sociedade com mais igualdade e mais inclusiva”.
Esta parceria agora assinada entre as duas associações prevê novas colaborações a partir do mês de Julho, incluindo a realização de palestras e eventos de desporto adaptado.