O Arraial do Gaiato, organizado pela AJUVAL – Associação Juvenil de Valverde, regressa à aldeia do concelho do Fundão nos próximos dias 12, 13 e 14 de julho para uma edição que promete ser “marcante”, já que este ano o recinto de festas do Carvalhal foi substituído pelo campo de futebol de Valverde.
O Arraial do Gaiato está de volta, mas num sítio diferente. A edição 2024 vai ficar marcada pela mudança de local, que antes era no recinto de festas do Carvalhal e agora vai passar para o campo de futebol da aldeia.
Uma mudança que vai de acordo com o conceito que se quer construir. “Nós queremos fazer do festival um marco no Fundão e tentamos desmobilizar o conceito de cidade para tentar criar um festival de aldeia”, explica à RCB, o vice-presidente da AJUVAL, Rodrigo Silva que diz “nada melhor para fazer evoluir o conceito que mudar para um espaço maior”.
Com o campo de futebol de Valverde, vai ser possível ter mais parque de estacionamento e casas de banho, “um dos problemas do recinto no Carvalhal”, aponta o dirigente. Vão também ser colocadas zonas de bares nos dois lados do campo e Rodrigo Silva adianta que, mesmo para o futuro, existe “espaço para alargar o festival e para ir fazendo coisas novas”.
O festival arranca na noite de sexta-feira, 12 de julho, e prolonga-se ao longo de todo o fim-de-semana, com artistas do panorama nacional e local. Os destaques vão para o tributo a Ivete Sangalo, os Funk Boys (12 julho), e a dupla “I Love Baile Funk”, composta por dj’s da Cidade FM (13 de julho). Atuam ainda o dj Dílcio, os “Putos da Vila” e os “In Verus”.
Música, animação, jogos tradicionais, bebida e comida é o que promete a edição 2024 do Arraial do Gaiato, que este ano também tem a novidade da entrada ser cobrada, com um custo de seis por pulseira para os três dias de festa.
O programa completo pode ser consultado nas redes sociais da AJUVAL.