A Associação de Solidariedade Social da freguesia de Silvares, no concelho do Fundão, viu recentemente aprovada uma candidatura ao programa de Apoio a Edifícios de Serviços, para ações de eficiência energética.
Com um investimento global de 198 mil 649 euros, financiado a 70% pelo Plano de Recuperação e Resiliência, o projeto candidato ao programa do Fundo Ambiental contempla diversas ações ao nível da eficiência energética.
Aplicação de isolamento térmico sob cobertura exterior do edifício; instalação de um sistema fotovoltaico em regime de autoconsumo sem apoio; a substituição do equipamento atual e a instalação de caldeira a biomassa, bem como a instalação de um sistema solar térmico coletivo com depósito de acumulação, são os processos previstos no projeto.
Para além disso, prevê ainda o financiamento da “Auditoria Energética e Diagnóstico prévia à apresentação da candidatura”.
Em comunicado, a Associação de Solidariedade Social de Silvares refere que este é um “passo significativo para a redução da fatura energética”, que representa “uma fatia substantiva da despesa total das IPSS”.
O Programa de Apoio a Edifícios de Serviços tem como objetivo o financiamento de medidas que promovam a reabilitação, a descarbonização, a eficiência energética, a eficiência hídrica e a economia circular, contribuindo para a melhoria do desempenho energético e ambiental dos edifícios e para as referidas metas.