A Associação do Foral de Pedro Alvito (AFPA) entregou recentemente um donativo de mais de 500 euros à Associação de Apoio à Criança do distrito de Castelo Branco. O montante permitiu à instituição adquirir um conjunto de 62 almofadas especiais, destinadas aos seus utentes.
Inserido no projeto AGIR, que visa apoiar anualmente uma entidade local com atuação de âmbito social, o donativo de 527 euros foi endereçado à Associação de Apoio à Criança por ter sido “a entidade cuja atuação se destacou no ano de 2023”, refere a AFPA em comunicado.
Para o presidente da Associação do Foral de Pedro Alvito, Celso dos Reis Lopes, “é uma honra poder contribuir para que organizações locais, com reconhecidos méritos na intervenção social, tenham melhores condições para desenvolver o seu trabalho”, sendo que o projeto AGIR “pretende ser uma pequena gota num vasto oceano de necessidades para este tipo de organizações de âmbito social” e por isso se pretende “repetir por muitos anos”.
João Benquerença, presidente da direção da associação de Apoio à Criança, avançou que este donativo vai contribuir “para a compra de almofadas impermeáveis que, para além da promoção do conforto, a sua utilização, ao invés das tradicionais, contribuirá para a prevenção de úlceras por pressão bem como para a prevenção e controlo de infeções, garantindo ainda que a sua disponibilidade seja independente da gestão de lavandaria, potenciando ainda a redução dos custos associados a lavagens”.
Deste evento surgiu ainda a vontade concreta das duas organizações continuarem a colaborar tendo já na calha a realização, ainda este ano, de umas jornadas de reflexão sobre as temáticas da saúde metal e deficiência intelectual.
Refira-se que a Associação do Foral de Pedro Alvito é uma entidade filantrópica e humanista criada em 2004 em Castelo Branco e que tem por objetivos fomentar, desenvolver e divulgar o apoio social e a solidariedade como valor de civilização e cidadania, assim como, promover a reflexão e o debate de ideias e temas sociais, económicos, políticos e culturais, com interesse para o desenvolvimento da Beira Baixa.