O movimento “Covilhã Tem Força”, que apresentou candidatura a diferentes órgãos naquele concelho nas eleições autárquicas de 2021, formalizou a constituição de uma associação com o objectivo de intervir social e politicamente no concelho da Covilhã.
Em comunicado, a associação refere que os primeiros órgãos sociais vão tomar posse no próximo dia 26 de Maio. João Morgado, Fernando Pinheiro e Vasco Lino vão presidir à direcção, assembleia geral e conselho fiscal, respectivamente.
De acordo com o presidente da direcção “a formalização da associação é um importante passo para o fortalecimento da democracia participativa e da cidadania ativa no concelho da Covilhã”. João Morgado acrescenta que “é preciso que o debate seja enriquecido e que os cidadãos que não se enquadram na actuação dos partidos políticos locais, possam encontrar uma plataforma independente para a sua intervenção cívica. Hoje estamos a decidir o futuro das novas gerações”
O movimento “Covilhã Tem Força” foi um movimento que apresentou uma candidatura cívica nas últimas eleições autárquicas e a criação desta associação pretende ampliar a sua actuação para além do período eleitoral e pretende tornar-se “uma referência no debate público local e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva na Covilhã” refere em comunicado.