A ASTA – Teatro e Outras Artes prepara-se para dar início a uma nova temporada com diversas atividades nacionais e internacionais, e de onde se destaca mais uma edição do festival ContraDança e a apresentação da peça PARADJANOV – A Celebração da Vida”, na Geórgia.
A rentrée da ASTA arranca já esta sexta-feira, 6 de setembro, no 2º Encontro de Artes Performativas, em Santa Maria da Feira, com o espetáculo “Ad murmuratio”. Um espetáculo que já tinha sido apresentado em várias localidades portuguesas, mas também em Espanha e México, tendo já sido distinguido como o melhor espetáculo no Prémio Mais Imaginários.
A performance coreográfica multimédia “SPECTRUM”, criada por Rui Pires, continua a sua digressão no dia 18 de setembro, no Teatro Municipal de Bragança. Até final do ano, o espetáculo vai passar ainda por Vila Praia de Âncora, Gouveia e San Sebastian, em Espanha.
Um dos destaques do retomar da temporada é a 15ª edição do Festival de Dança e Movimento Contemporâneo – ContraDança, que decorre entre 14 de setembro e 14 de novembro nas cidades da Guarda, Gouveia, Fornos de Algodres e Covilhã.
Também em setembro, no dia 25, a ASTA viaja até Geórgia para apresentar o seu espetáculo “mais internacional”, PARADJANOV – A Celebração da Vida. O ator Sérgio Novo dá vida ao cineasta Paradjanov, que nasceu na Geórgia, mas que se considerava arménio, país que escolheu para viver e criar a sua obra artística.
No ano em que se celebra o seu centenário, o espetáculo criado pela ASTA em conjunto com companhias de Espanha e Arménia, vai integrar o Festival Internacional de Teatro da capital georgiana.
Com a apresentação da peça na Geórgia, a ASTA eleva para 19 os países onde já apresentou o seu trabalho, “posicionando a ASTA como uma das companhias mais internacionais”, avança a entidade cultural.