O agrupamento do corpo nacional de escutas da freguesia da Boidobra vai promover, entre os dias cinco e sete de Maio, a oitava edição do “Ataque ao Pâmpano”. A iniciativa está incluída no programa comemorativo do 20º aniversário de criação daquela associação.
Uma mostra de artesanato e gastronomia da região com tasquinhas e animação de rua são novamente os pontos altos desta iniciativa que pretende divulgar a lenda do Pâmpano assim como alguns recantos da parte histórica da Boidobra. A iniciativa pretende também angariar fundos para as actividades anuais assim como para a construção da sua sede social, cujo edifício já foi adquirido mas necessita de ser totalmente requalificado.
De acordo com o agrupamento o grande objectivo para este ano “é melhorar tanto o número de expositores de animação como de público que nos últimos anos acorreu de forma muito significativa a esta mostra”.
O “Ataque ao Pâmpano” está relacionado com uma lenda da Boidobra na qual Egas Moniz terá derrotado um animal feroz, o Pâmpano, quando se encontrava a caçar em terrenos junto ao Rio Zêzere, tendo prometido construir uma capela caso conseguisse derrotar o animal. Como saiu ileso, cumpriu o voto e fundou a capela de Nossa Senhora da Estrela.