Foi um êxito. Com a participação de mais de 100 atletas e destinada apenas aos escalões de Juniores, Seniores e Veteranos Masculinos e Femininos, realizou-se ontem em Cortes do Meio (concelho da Covilhã), a II Corrida Nocturna “Natal em Montanha”, prova organizada pelo Grupo Desportivo “Amigos do Pedal”.
Carlos Sanches (pela segunda vez consecutiva) e Dalila Romão (uma estreia), ambos da Casa do Benfica em Castelo Branco, venceram a competição de 8.200 metros, não dando hipóteses à concorrência. A prova que este ano começou em Cortes de Baixo (junto à sede do clube liderado por Hélder Esteves), e meta instalada no Largo da Igreja, em Cortes do Meio, foi novamente solidária, desta feita, a favor da Coolabora da Covilhã, com entrega, por parte dos atletas, de bens de higiene e jogos lúdicos.
Quanto às principais classificações, referir que, Leonel Reis (GDAC Bouça) foi segundo da Geral (1º Veterano II), enquanto Nuno Roque, ficou em 3º Geral (1º Veterano I). Rui Pais do PC Covilhã “A”, foi 1º em Veteranos III (9º Geral). Na Geral Feminina, Ana Oliveira (Penta Clube da Covilhã “A”) e Sandra Ferreira (CBCB), ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente. No escalão de Juniores Masculinos, o vencedor foi Francisco Rabasquinho do PC Covilhã “B” (13º Geral). Colectivamente, as equipas “A” do Penta Clube da Covilhã, venceram em ambos os escalões M/F. Em masculinos, AVM – Trail Equipa Vila de Mouros e PC Covilhã “B”, ficaram em 2º e 3º lugar. Todas as classificações estão disponíveis em www.meutempo.pt. Relativamente ao prémio extra para quem bater o recorde do circuito (quatro voltas), não foi entregue, uma vez que, ninguém conseguiu esse desidrato. Entretanto a organização, tem um troféu especial, para ser entregue ao atleta que conseguia vencer a prova três anos seguidos ou cinco alternados. Freguesia de Cortes do Meio, Município da Covilhã, Associação de Atletismo de Castelo Branco e associações locais, apoiaram o evento. A terceira edição da Corrida Nocturna “Natal em Montanha”, já tem data marcada: 27 de dezembro de 2024, com partida na Bouça, a exemplo do que aconteceu em 2022.
No próximo dia 21 de janeiro, o GD Amigos do Pedal, realizam o II Corta-Mato “Samuel Barata”, pista construída no ano passado junto ao antigo campo de futebol da freguesia e que será inaugurada oficialmente nesse dia, com o nome do atleta do SL Benfica, com raízes familiares na Bouça, que irá representar Portugal, na Maratona Olímpica de Paris, em agosto de 2024.