Organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo e Grupo Desportivo da Mata, realizou-se este domingo, 16 de junho, a quarta etapa da Taça de Portugal em Montanha. Tiago Pereira do FC Penafiel foi o vencedor da prova que decorreu entre a sede do clube e o posto de vigia, na Serra da Estrela (9km).
Em termos dos atletas da região, Ana Oliveira (PCC) ficou em terceiro lugar, na Geral Feminina e venceu a sua categoria, sagrando-se em simultâneo, campeã distrital de montanha na Associação de Atletismo de Castelo Branco, que realizou, ao mesmo tempo, o 1º Covilhã Up Hill (campeonato distrital 2024).
Por equipas ganhou o FC Penafiel.
Penta Clube da Covilhã e Grupo Desportivo da Mata, ficaram em 3º e 4º lugar, respectivamente.
Competiram 120 atletas.
No que diz respeito, ao campeonato distrital, participaram 24 atletas.
Para além de Ana Oliveira (campeã sénior feminina), também do Penta CC, Miguel Pereira, foi campeão no escalão sénior masculino, enquanto, Fernando Matos (GCA Donas) e Marta Xavier (CU Idanhense), foram campeões distritais em veteranos masculinos e femininos.
Nos restantes lugares, 2º e 3º, por escalão, ficaram, respectivemente:
Sandra Ferreira (GD Mata) e Denise de Sene (GD Mata) – Seniores Femininos.
Rafael Pereira (PCC) e Amato Teixeira (PCC) – Seniores Masculinos.
Nuno Gamboa (CBCB) e Nuno Pires (CUI) – Veteranos Masculinos.
Marta Soares (PCC) e Gabriela Santos (GD Mata) – Veteranas Femininas.
Por equipas, venceu a prova o Grupo Desportivo da Mata.
Em segundo e terceiro lugar, ficaram, Penta Clube da Covilhã e Grupo Convívio e Amizade nas Donas.
Em declarações à Rádio Cova da Beira, o director responsável pela secção de atletismo do GDM, refere que ” foi um enorme êxito. Muito trabalho sim, mas o orgulho é enorme. Penso que correu tudo bem. Todos aqueles que participaram, incluindo a Federação Portuguesa de Atletismo, entidades oficiais e AA Castelo Branco, já nos deram os parabéns inclusive. O objectivo foi alcançado, demos a conhecer o nosso grupo, o nosso trabalho e as potencialidades da Serra da Estrela. É uma grande prova. Subir a Serra da Estrela não é para todos, apenas por trilhos e queremos muito continuar a organizar este tipo de provas e porque não, para o ano que vem, realizar aqui a última etapa, são seis ao todo e brevemente torná-la se possível internacional. Os atletas ficaram maravilhados com a beleza que nós temos, com este trajecto”, disse Paulo Santos.
Também Elias Riscado, presidente do clube covilhanense, João Coelho, presidente da Associação de Atletismo de Castelo Branco, Abel Cardoso, vogal da UF Covilhã e Canhoso, José Miguel Oliveira, vereador do desporto e associativismo do Município da Covilhã, e Fernando Fernandes, responsável na FP Atletismo pela competição, deram os parabéns a todos aqueles que “organizaram, trabalharam neste evento desportivo, aos atletas que participaram a nível nacional e distrital, pois estão todos de parabéns, uma vez que a prova é espectacular, a subida é maravilhosa e difícil, o tempo ajudou também e todos vamos trabalhar no sentido de a médio prazo, a prova possa ser internacional. Há condições na cidade e na montanha, para que isso possa acontecer realmente”. Afirmaram à RCB em uníssono.
Em simultâneo realizou-se ainda uma Caminhada pela montanha de 8km.
Câmara Municipal da Covilhã e União de Freguesias de Covilhã e Canhoso, apoiaram o evento.