É desta forma que Samuel Barata espelha a actual temporada à RCB. As declarações foram feitas no passado mês de julho, após um treino no complexo desportivo municipal da Covilhã.
O atleta olímpico português e do SL Benfica acrescenta que, “infelizmente os últimos dois meses não foram positivos, onde tive duas lesões, estou a recuperar de ambas. Estou agora a voltar ao treino, estou com duas semanas de treino, estou agora a voltar, não estou em forma, mas, aquilo que fiz, foi positivo, estive numa Maratona em abril, onde 2h09′, em Roterdão, fiquei no Top 10 e com isso, qualifiquei-me para o Campeonato do Mundo da Maratona, em setembro. Mas ainda estamos aqui numa indecisão, num impasse, ainda não está certo se vou, isto porque, falta menos de dois meses e estou só agora a treinar e não sei, se consigo chegar lá em boa forma, tal como eu quero e desejo. Vamos ver como correm as próximas semanas de treino. Vamos decidir em breve. Se não for, tenho outras provas previstas no inverno para fazer, até porque estou abaixo de forma”. Disse.
O diálogo com a RCB aconteceu a 19 de julho (dia em que festejou 32 anos), em plena Covilhã.
Relativamente aos objectivos de época 2025-26, Samuel Barata adianta que “há sempre vários objectivos em mente para alcançar durante um ano, sobretudo, destaco dois (individual e clube). pelo clube, tenho o Corta-Mato Nacional e Nacionais de Estrada, onde tenho mesmo de estar bem para representar o Benfica e no Verão que vem, temos um Campeonato da Europa e acho que, nesse Europeu posso apresentar-me bem na prova de 10.000 metros, pelo SL Benfica, até porque neste momento estou no clube e onde tenciono ficar, senão acontecer nada de anormal. Não quero é ter lesões. Vai haver eleições em outubro no Benfica, estamos muito dependentes de quem ganha e dos projectos desportivos, pois é uma modalidade fora do futebol e tudo depende da cultura desportiva dos dirigentes que vêm a seguir. Acredito que se mantenham, até porque o atletismo e o Benfica é um clube eclético, como o Sporting e gostam sempre de ter as modalidades, mas pode acontecer, é que os orçamentos podem por vezes esticar, para mais ou para menos, consoante os resultados desportivos do futebol. Até outubro, no Benfica e tudo indica que será para continuar no clube. Se assim não for, logo se verá”. Conclui o atleta com raízes familiares na anexa da Bouça, na Freguesia de Cortes do Meio, no concelho da Covilhã.
Samuel Barata esteve presente em representação de Portugal (FPA), nas Olimpíadas de Verão, em Paris’2024, onde se estreou na Maratona, obtendo a 48ª posição, com o tempo de 2h13′.
Fará dia 10 de agosto um ano.















