Após ter batido o recorde nacional da Meia-Maratona (59’) e alcançado os mínimos na Maratona (2h 07’35’’), em Valência (Espanha), nos meses de novembro e dezembro, tendo em vista a participação nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, o beirão Samuel Barata, que tem raízes familiares na Bouça – Cortes do Meio, vai ser homenageado este sábado, 23 de dezembro, durante um almoço convívio, realizado pelo Grupo de Apoio ao atleta, criado por Pedro Nunes, há cerca de 15 anos, naquela freguesia do concelho da Covilhã.
“Este grupo de apoio a Samuel Barata, já tem cerca de 15 anos, desde que ele começou a representar o Grupo Desportivo e Animação Cultural da Bouça, nas provas distritais e nacionais. Estamos bastante felizes e orgulhosos deste atleta, deste grande amigo nosso e desde que ele bateu o recorde nacional da meia-maratona, sempre quisemos fazer-lhe uma homenagem, e as homenagens têm de ser feitas com as pessoas vivas, independentemente da idade. Agora, sabendo que ele vem cá passar o Natal com a família, e depois de alcançado os mínimos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 em Espanha, decidimos fazer-lhe esta homenagem justa, merecida e devida, este sábado, 23 de dezembro, num restaurante na Serra da Estrela”. Disse Pedro Nunes. O atleta internacional português e do Sport Lisboa e Benfica, em plena quadra natalícia, vai assim aproveitar a ocasião para agradecer o gesto, motivado pela recente qualificação olímpica e enaltecer a grande amizade que existe com estes amigos e conterrâneos.
“Trata-se de um almoço já prometido há algum tempo, caso pudesse alcançar os mínimos para as próximas olimpíadas de verão e porque também arranjei um tempo para ir à terra passar o Natal, vou estar nesse almoço, que é muito bom, para poder partilhar este momento com as pessoas que sempre me apoiaram e ajudaram, nos bons momentos e momentos maus, desde que comecei a correr e será sempre com estas pessoas que temos de festejar e no fundo, é isto, é o mais importante que a gente leva na vida. O desporto, um dia vai acabar, mas ficará para sempre a amizade das pessoas e amigos”. Afirmou à RCB.
O almoço realiza-se este sábado, a partir das 12h30, num restaurante, nas Penhas da Saúde (Serra da Estrela). Entretanto, no dia seguinte (véspera de Natal), Samuel Barata participa, a partir das 10h, num treino aberto de reconhecimento do percurso da II edição da Corrida Nocturna “Natal na Montanha”, prova organizada pelo Grupo Desportivo Amigos do Pedal de Cortes do Meio, que vai para a estrada a 29 de dezembro, às 20h30, nos escalões de Juniores, Seniores e Veteranos M/F. As inscrições finalizam esta sexta-feira às 23h59’. Por último, referir que no dia 21 de janeiro de 2024, o GD Amigos do Pedal organiza o II Corta-Mato “Samuel Barata”, na pista (está a ser requalificada), junto ao antigo campo de futebol da freguesia. Recordar que amanhã, realiza-se em Castelo Branco, a partir das 20h15 (caminhada em simultâneo), a 9ª Corrida S. Silvestre dos Madeiros, organizada pelo Bairro do Cansado.