Samuel Barata (Sport Lisboa e Benfica) e Ana Oliveira (Penta Clube da Covilhã), foram os vencedores do II Cross “Samuel Barata”, prova organizada pelo Grupo Desportivo “Amigos do Pedal” e que se realizou no passado domingo, 21 de janeiro, em Cortes do Meio (concelho da Covilhã).
A competição contou com cerca de 150 atletas (todos os escalões M/F) e teve o seu momento alto, com a homenagem ao atleta e inauguração oficial da renovada Pista de Corta-Mato (2 km), junto ao antigo Campo de Futebol do Louseiro com o nome do internacional português com raízes familiares em Bouça (Cortes do Meio), que teve a presença, entre outros, do vereador do desporto e associativismo do Município da Covilhã, José Miguel Oliveira e presidente da Freguesia de Cortes do Meio, Jorge Viegas. Todos foram unânimes em referir que “esta homenagem é totalmente merecida e justa, a um atleta de grande qualidade e que tem representado ao mais alto nível, a região e o país”, assim afirmaram à RCB, autarcas, dirigentes do clube e Associação de Atletismo de Castelo Branco, através de Nuno Almeida, presidente do conselho de arbitragem da AACB. Quanto ao Cross, todas as classificações estão disponíveis em www.Meu Tempo.pt.
Após ter realizado duas provas de atletismo em menos de um mês (29 de dezembro e 21 de janeiro), o Grupo Desportivo “Amigos do Pedal – Cortes do Meio” pretende candidatar-se novamente à organização dos campeonatos regionais de Corta Mato da Guarda e Castelo Branco na próxima época. No que diz respeito às iniciativas previstas para 2024, o clube liderado por Hélder Esteves, para além de realizar o habitual passeio de bicicletas pelas principais estradas nacionais do país e a clássica ciclista pelas piscinas naturais de Cortes do Meio, entre outros eventos, a RCB sabe também que existe a intenção de realizar pela primeira vez na região, o Km Vertical (prova nacional) – Bouça – Varanda dos Pastores, na Serra da Estrela, no mês de outubro.
Quanto a Samuel Barata, o atleta, está desde segunda-feira, novamente no Quénia, para mais um estágio em altitude, tendo em vista a preparação das próximas provas na qual irá participar pelo clube e Portugal, para além, da Maratona Olímpica, marcada para Paris 2024 (10 de agosto). O II Cross “Samuel Barata” teve o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, Junta de Freguesia de Cortes do Meio, Baldios de Cortes do Meio, Associação de Atletismo de Castelo Branco, PTN Sport e Meu Tempo.
Samuel Barata e Ana Filipa