Falta um mês. Dia 10 de agosto, o atleta internacional português estreia-se em Jogos Olímpicos. Actualmente o melhor maratonista luso, com 2h07’35”, marca alcançada em Valência (Espanha) em 2023, encontra-se em estágio, de novo, no Quénia.
Para além da preparação normal em altitude, tendo em vista a prova de 42,195km, Samuel Barata de 30 anos, está também a debelar uma lesão, num dos tendões interiores do glúteo esquerdo, que ficou inflamado, na qual, o atleta, referiu à “A Bola” que “esta lesão limitou durante algumas semanas o meu treino, mas felizmente já estou a recuperar e, neste momento, estou a 99%. Quero agradecer aos departamentos médicos do Benfica e FP Atletismo, pois foram incansáveis com a minha recuperação”, disse ao diário desportivo.
Recorde-se que, devido a essa lesão, o atleta com raízes familiares em Bouça (Cortes do Meio – Covilhã), desistiu durante a meia-maratona dos últimos Europeus, realizada em junho passado, na cidade italiana de Roma.
Quanto ao estágio no Quénia, Samuel Barata, durante esta semana, está a efectuar a último bloco de treino. O benfiquista terá ainda três semanas de treino, para preparar bem a presença na competição, em Paris, no próximo mês.
No que diz respeito à classificação, Barata afirma que ” a minha ambição é ficar na primeira metade da classificação. Top 40, por exemplo, seria uma boa participação da minha parte. Por isso, estou a preparar-me para chegar bem adaptado às condições de Paris”, avalia o atleta internacional e olímpico português, ao jornal.
A Maratona Olímpica realiza-se no penúltimo dia da competição.
António Sousa é o treinador de Samuel Barata.
lembramos que também, o atleta olímpico albicastrense Francisco Belo (SL Benfica), vai marcar presença na competição (Lançamento do Peso)
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024, realizam-se de 26 de julho a 11 de agosto.