Com o objetivo de contribuir para a melhoria do sucesso escolar dos alunos, os departamentos de Matemática, Química e Física da Universidade da Beira Interior (UBI) estão a promover um conjunto de aulas extraordinárias em matérias consideradas críticas.
As sessões estão direcionadas para as unidades curriculares de “Cálculo II” dos cursos de engenharia e bioquímica e de “Álgebra Linear Numérica” para as licenciaturas em Biotecnologia, Optometria e Ciências da Visão. As aulas são lecionadas por três docentes, dando oportunidade aos estudantes de estudar em grupo e resolver exercícios.
A presidente do departamento de Matemática explica que a ideia surgiu “após o feedback dos docentes responsáveis pelas disciplinas, que apontaram a falta de assiduidade, pouca autonomia no estudo e a necessidade de resolver mais exercícios como motivos para o insucesso dos alunos”.
Já o departamento de Química pretende melhorar o aproveitamento escolar através do programa “Learning HUB” onde são promovidas sessões de apoio ao estudo e resoluções de problemas. Nas aulas, que se destinam aos alunos de licenciatura em Química Industrial Biotecnologia e Ciências Biomédicas, são abordadas matérias mais básicas que já estejam esquecidas ou em que existam lacunas de conhecimento. Neste caso, abrangem a UC “Química II”.
Uma iniciativa apoiada pelo programa Impulso Jovem STEAM, no âmbito do PRR e da Vice-Reitoria de Ensino da UBI.