A Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) inaugurou este sábado, a exposição de arte contemporânea “Ausência Presente”, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco. A mostra, organizada pelo Grupo de Arte Contemporânea da USALBI, presta homenagem ao artista e professor Nuno Cunha.
A exposição apresenta trabalhos dos artistas estudantes Anileu Esteva, Ditas, Filomena Ribeiro, João Patrício e Manuela João, refletindo o conhecimento adquirido sob a orientação do professor. “Ausência Presente” celebra a permanente inquietação semeada por Nuno Cunha, que incentivou os alunos a questionar a vida e o ato de criar, levando-os a experimentações artísticas e reflexões individuais expressas nas obras expostas.
Comissariada pelo Grupo de Arte Contemporânea da USALBI, a exposição conta com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento e do Museu Francisco Tavares Proença Júnior.
Patente até 30 de março, “Ausência Presente” oferece ao público a oportunidade de fruir da expressão artística dos alunos da USALBI e perceber o impacto do ensino transformador de Nuno Cunha, cuja herança criativa continua a inspirar novas gerações de artistas.
Professor de Arte Contemporânea da Universidade Sénior Albicastrense, Nuno Cunha foi cofundador do Grupo de Arte Contemporânea (GAC), e foi também diretor da Galeria Uno, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.