A “Azeitona Galega da Beira Baixa” foi o mais recente produto português a juntar-se à lista de Indiciações Geográficas Protegidas (IGP), da União Europeia. O certificado é entregue esta quinta-feira, 18 de maio, à Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI) no Lagar Fio da Beira.
Com a azeitona galega da beira baixa num dos regimes de proteção de produtos de qualidade da União Europeia, todos os produtores da área geográfica abrangida dispõem agora de um instrumento de valorização e comunicação deste tipo de azeitona de conserva perante os diferentes mercados.
Tal como já acontece com os azeites de Denominação de Origem Protegida, o da Beira Alta e o da Beira Baixa, a gestão da Indicação Geográfica Protegida (IGP) é da responsabilidade da APABI. Nessa qualidade, é a Associação de Produtores que amanhã recebe o certificado de IGP pelas mãos do representante da Comissão Europeia.
Na sessão vão estar produtores, empresas de conserva e os responsáveis da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, INOVCLUSTER e Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar.