O Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira (BACB) promove, nos dias 31 de maio e 1 de junho, nos principais hipermercados da Beira Interior, a Campanha de Primavera de Recolha de Alimentos, à semelhança de outros bancos alimentares do país.
“A pobreza na Beira Interior é uma realidade em crescimento, acompanhada por uma carência alimentar alarmante, contra a qual o Banco Alimentar pretende lutar”, destaca a instituição em comunicado. Apesar de distribuir mensalmente uma média de seis toneladas de alimentos, ajudando mais de 3500 pessoas, o banco alimentar reconhece que “as necessidades ultrapassam a oferta disponível” e que “há muitos pedidos que ficam sem ajuda”.
A iniciativa, que se insere numa ação nacional, permitirá a recolha de alimentos através de três modalidades distintas: a Campanha Saco, que consiste na entrega direta de géneros alimentares à porta dos hipermercados; a Campanha Ajuda Vale, com vales de produtos como leite, azeite ou atum que podem ser adquiridos e registados nas caixas de pagamento; e a Campanha Online, acessível no site www.alimentestaideia.pt, permitindo contribuições à distância, inclusive do estrangeiro.
O Banco Alimentar sublinha ainda que o seu trabalho é muitas vezes “silencioso e invisível para aqueles que não necessitam de ajuda” e, por isso, reforça o apelo à participação ativa da comunidade: “fundamental para que possamos continuar a apoiar aqueles que mais precisam”, reitera a associação.
A campanha procura não só angariar bens essenciais, como também sensibilizar para a realidade social da região e incentivar o voluntariado como forma de apoio direto aos mais carenciados.