A Banda da Covilhã celebra, no dia 1 de dezembro, 153 anos de atividade. O aniversário é marcado pelo lançamento do primeiro CD da associação, “Covilhã Cidade Neve”, que vem homenagear a cidade e registar a tradição filarmónica do grupo.
“Um sonho que se torna realidade”, refere em comunicado a direção da Banda da Covilhã que no dia 1 de dezembro assinala a sua longa história com um registo discográfico “há muito ambicionado”.
A associação explica que neste primeiro CD, que conta com 13 faixas originais e um arranjo, “a opção passou por registar a tradição filarmónica com marchas e o hino da coletividade” e, ao mesmo tempo, “homenagear a cidade” que os acolhe e personalidades ligadas à banda, de que é exemplo Joaquim Garra.
Para além do lançamento do CD, marcado para as 18 horas na Igreja de S. Francisco, o aniversário da Banda da Covilhã prevê ainda um desfile pelo centro histórico da cidade e a romagem ao cemitério.
As celebrações continuam no dia 9 de dezembro, com o concerto “As crianças também sonham” ás 16 horas no Teatro Municipal da Covilhã, seguindo-se um jantar festivo.
“O celebrar mais um aniversário representa a homenagem a todos os que ao longo da história trilharam o caminho que possibilitou chegar aos dias de hoje. A Banda da Covilhã através de uma dedicação árdua e laboriosa, tem ao logo dos últimos anos conseguido aproximar muitas crianças e jovens do seu projeto musical, social, pedagógico, artístico e cultural”, refere a direção em comunicado.
Atualmente a Banda da Covilhã conta com 50 músicos, e mais de uma centena de alunos na sua academia de música.