A Banda da Covilhã é uma das seis bandas portuguesas convidadas a estar presente na sessão comemorativa dos 900 anos da Auto-Investidura do Infante D. Afonso Henriques – Zamora 2025, no próximo dia 8 de Junho, em Zamora (Espanha).
Com organização da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, decorrem em Zamora, no próximo dia 8 de junho de 2025, as comemorações dos 900 anos do Auto-Investidura do Infante D. Afonso Henriques – Zamora 2025.
A Banda da Covilhã foi convidada a estar presente e é uma das seis filarmónicas a representar Portugal no evento.
Serão dois os momentos previstos para a atuação da banda covilhanense: Entre as 11h00 e as 12h00, num Desfile Português pelas ruas de Zamora, com as suas delegações e bandas de música, num percurso entre o Centro Histórico até à Catedral. A outra atuação deve acontecer cerca das 14h30, num Desfile de Despedida das bandas de música portuguesas, desde a Catedral, onde se realizam as comemorações, até à Plaza Mayor. Será naquele local que as bandas interpretarão alguns hinos.
Os hinos seriam, em sequência, o Hino Patriótico, o Hino Constitucional (da Carta – D. Pedro IV), o Hino da Maria da Fonte, o Hino da Restauração e o Hino Nacional.
O tema foi abordado na última assembleia geral daquela associação. “É mais um momento importante na vida da Banda e que muito nos orgulha”, disse à Rádio Cova da Beira o presidente da direção da Banda da Covilhã, Eduardo Cavaco.
O programa PORTUGAL, 900 ANOS terá o primeiro grande marco em Zamora, no Domingo de Pentecostes de 2025, para evocar a data e o local em que o primeiro rei, muito jovem, com 14 anos, se armou Cavaleiro. Em 1125, o Domingo de Pentecostes foi, segundo o calendário actual, em 17 de Maio. Este ano de 2025, será em 8 de Junho