Dia de festa para a secular Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires, no concelho de Penamacor. No tradicional almoço que a banda organiza no dia 1 de novembro de 2024, a filarmónica estreou as novas fardas e deu as boas vindas a mais nove jovens elementos.
São 116 anos a “espalhar” música pela região, pelo país e por algumas partes do mundo. A Banda Filarmónica e Aldeia João Pires, com 36 executantes, com uma média de idades muito jovem, passa a integrar mais nove elementos.
Manuel Lopes, o maestro da banda, não tem dúvidas, “que jamais os nossos antepassados pensariam que fosse possível esta longevidade da Banda de Aldeia de João Pires”. A falta de recursos humanos é o maior problema que a coletividade enfrenta dada a desertificação do território.
Em dia de festa, o presidente da direção, Pedro Lopes (filho do maestro, há oito anos no cargo e há 36 ligados a banda) termina em breve o mandato e não se recandidata ” foi feito trabalho, mas alguns projetos não foi possível concretizar. Agora, outros virão para dar continuidade”, refere à RCB.
Oiça as declarações de Manuel Lopes e Pedro Lopes
c/ Luís Seguro