Na presente temporada, a novidade passa pela criação de um projecto em parceira com as Escolas Primárias, no sentido de “aproveitar as actividades de enriquecimento curricular das crianças, duas vezes por semana, no ensino do minibasquete”, disse Carlos Cardoso à RCB.
O presidente do clube fundanense acrescenta que “a ligação vai ser escola/clube, ou seja, meninos e meninas que passem praticamente para o minibasquete do CBF. Temos que os cativar, obviamente, para que a nossa aposta seja ganha e tenhamos mais atletas esta época. Temos actualmente cerca de 70 atletas, em todos os escalões M/F, mas gostaríamos muito de chegar aos 100. Vamos ver se é possível e como corre”. Disse.
No que diz respeito aos treinadores está tudo definido:
“Nos Sub 14 Masculinos é o Luís Ponciano, o professor Júlio Martins, este ano, vai dar-nos também uma mãozinha, nos Sub 14 Femininos, depois temos para os Sub 16 / Sub 18, o regresso de Hugo Ranito, enquanto que, no Minibasquete, onde tudo começa e onde queremos fazer uma grande aposta nesse escalão, é o João Pedro, e acredito que, juntamente com a minha direção, este ano vai haver muitos meninos a irem para o minibasquete e porquê, por aquilo que eu já disse, esta ligação que vamos ter com as Escolas, que vão ter aqui, um papel fundamental, pelos escalões de Sub 8, Sub 10 e Sub 12 M/F”. Adiantou o líder do clube.
Os treinos vão realizar-se no ginásio, piso zero, do pavilhão municipal do Fundão, duas vezes por semana, e vão ainda realizar um treino à sexta-feira, no piso principal do pavilhão, em conjunto com as Sub 14 Feminino.
Quanto às competições propiamente ditas, Carlos Cardoso, espera que “em primeiro lugar haja eleições na ABCB, há apenas uma lista (07 de outubro), na qual nós apoiamos, é uma boa lista e, no que diz respeito aos Campeonatos do Centro, já me informaram que a AB Coimbra pode sair deste projecto, que é muito importante para os clubes dos cinco distritos que participam, um, é o nosso, mas a Federação, penso que também já não quer muito o Campeonato do Centro, isto, eu não percebo muito bem, não sei se é verdade, não tenho dados concretos sobre isto, mas seria uma pena acabarem, porque é uma mais valia, e juntos, somos mais fortes, não vale a pena andarmos aqui a dividir-nos”. Afirmou à RCB o dirigente do CBF.
Mesmo sem ter actualmente, as condições de trabalho ideais, “continuo muito motivado para fazer mais e melhor em prol do clube e do basquetebol no Fundão”.
Carlos Cardoso fala ainda no aniversário do CBF.
A colectividade festeja 20 anos, em 27 de abril de 2025.
“São vinte anos de basquetebol na cidade e no concelho, num clube de altos e baixos, como acontece em todas as modalidades e em todos os clubes e associações. Vai ser um ano difícil, mas cá estarei para responder e para trabalhar, não abandono, até porque o meu foco vai ser a formação, vou estar muito atento a essa situação, para já, porque é uma novidade para nós e não quero falhar nesse sector. Como prenda, dos 20 anos, gostaria muito de ter o Certificado de Escola Nacional de Minibasquete da FPB e ter mais de 100 atletas, seria óptimo. É um ponto de honra para mim, tentar alcançar estes objectivos, para os 20 anos.” Conclui o presidente da direção do Clube de Basquetebol do Fundão.