Na cerimónia de abertura, realizada esta manhã, estiveram presentes, entre outras entidades, Pedro Dias (Secretário de Estado do Desporto), António Fernandes (Pr. IPCB), Manuel Fernandes (Pr. FPB) e Luís Mari Sautu (Vice-Pr. FEB).
Organizado pelo Centro de Investigação & Inovação do Desporto, Atividade Física e Saúde (SPRINT), Sociedade Científica de Basquetebol, Sociedade Científica de Investigação em Basquetebol (SCIB) e Grupo de Investigação para a Otimização do Empreendedorismo e do Rendimento Desportivo (GOERD) da Universidade da Extremadura, o evento realiza-se de 07 a 09 de novembro, no auditório da Escola Superior de Educação do IPCB.
De acordo com a informação disponibilizada pela organização à RCB, este congresso científico, especificamente, “aborda de forma monográfica e transversal o estudo de uma modalidade desportiva profundamente enraizada na nossa sociedade como é o basquetebol. Durante este ano celebraremos o 12º Congresso Ibérico de Basquetebol e o V Congresso Ibero-Americano de Basquetebol, apresentando novas pesquisas e práticas, investigação académica e de desportiva”. Pode ler-se.
O tema deste XII CIB 2024, tem como lema “ORIENTAÇÕES DA INVESTIGAÇÃO PARA UM BASQUETEBOL PRÁTICO“.
O objetivo do evento passa por “fornecer informações e processos de reflexão que permitam alcançar a excelência tanto no meio académico, enquanto aumenta a qualidade científica de investigação relacionada com o basquetebol, como na prática em clubes de formação e alta competição. A união entre rigor científico e planeamento prático será a chave para alcançar os maiores e melhores resultados desportivos, tanto do ponto de vista do desempenho desportivo como do desenvolvimento de jovens jogadores”. Acrescenta o documento.
Instituto Politécnico de Castelo Branco e Município de Castelo Branco, apoiam a iniciativa.