Sete anos depois, a direção da Associação de Basquetebol de Castelo Branco, liderada por Eduardo Dixo, faz renascer um evento com objectivo de homenagear atletas, clubes, treinadores, árbitros e oficiais de mesa.
A cerimónia realizou-se na passada sexta-feira, 21 de novembro, no auditório do Condomínio Associativo da Covilhã 1 (Rua da Indústria), com a presença de cerca de 150 pessoas, algumas das quais, pais de atletas.
Conhecidas as nomeações, divulgadas inclusive pela RCB em tempo oportuno, os prémios 2024-25, foram entregues aos seguintes atletas:
Sub 14F: Clara Magalhães (Unidos do Tortosendo).
Sub 14M: Miguel Ventura (AB Albicastrense).
Sub 16F: Sofia Nunes (Unidos do Tortosendo).
Sub 16M: Rodrigo Leão (CD Covilhã).
Sub 18F: Alexandra Quelhas (CCD EZ Boidobra).
Sub 18M: Henrique Magalhães (AB Albicastrense).
Relativamente ao Clube do Ano no Minibasquetebol, foi distinguida a Associação de Basquetebol Albicastrense.
Oficial de Mesa do Ano: Cristina Revitska.
Árbitro do Ano: Fábio Alves.
Prémio Fair-Play: CCD Estrela do Zêzere da Boidobra (Sub 14).
Selecionador Distrital do Ano: Marco Galego (ABA).
Prémio Prestígio e Valores: Carlos Fonseca (ex-atleta e dirigente do Clube Desportivo da Covilhã).
Em declarações à RCB, o presidente da direção da ABCB começa por dizer que “esta iniciativa faz falta ao basquete no distrito. Pois reconhece quem teve um desempenho fantástico, para motivar toda a gente, para serem melhores para a presente época, e faz falta, para aqueles, que não foram premiados, possam ter mais uma motivação, para trabalhar mias e melhor. Este ano tivemos estas categorias, no próximo ano, já começamos a pensar noutras. Mas sobretudo queremos que tudo isto se torne numa tradição, e se, este ano tivemos aqui cerca de 150 pessoas, esperamos para o ano ter aqui mais pessoas presentes, mais agraciados, e até, melhores resultados, apesar de considerar que a última época foi muito positiva”. disse Eduardo Dixo.
A RCB também falou com Luís Silva.
O actual Director Técnico Regional da ABCB, considera que “a noite e o evento em si, foram muito importantes. É sempre importante reconhecer quem trabalha, reconhecer quem se esforça pela modalidade, quem está sempre presente. Portanto, é sempre importante reconhecer o mérito. Agora, será muito importante não parar e dar continuidade a esta Gala da ABCB. Que a partir de agora, seja uma festa regular e anual”. Afirma o responsável pela coordenação das provas distritais, interdistritais e nacionais, na AB Castelo Branco.
Recorde-se que a Gala 2025, faz parte das comemorações dos 64 anos da Associação de Basquetebol de Castelo Branco, festejados no passado dia 10 de novembro.















