O ex-presidente do CCD Amigos do Basket da Covilhã, candidata-se às eleições na Associação de Basquetebol de Castelo Branco, para “tentar resolver um impasse directivo, que se prolongou demasiado tempo, após a demissão de João Paulo Repolho, em fevereiro último”. Disse à RCB.
Recorde-se que a RCB avançou a notícia em abril passado.
Eduardo Dixo refere ainda que ” após conversa tida com o presidente da MAG, José Miguel Pinto, que vai fazer parte também da minha lista, o acto eleitoral, biénio 2024-26, vai ser marcado para, 29 ou 30 de maio, para que, possamos tomar posse, logo de seguida, no início do mês de junho. Quero ainda ressalvar que a anterior direção, tem tudo, mais ou menos, delineado, para que a ABCB possa estar presente nas Festas de Basquetebol, no escalão de Minis, em julho, na cidade de Paços de Ferreira”.
Relativamente aos objectivos de mandato, o candidato acrescenta que ” nós temos vindo a conversar com todos os clubes, onde estamos a definir as nossas prioridades. Em primeiro lugar, continuar a apostar forte no minibasquetebol, em segundo, de uma vez por todas, conseguimos resolver um problema que não é exclusivo nosso, mas sim, do basquete nacional, que é, o problema da arbitragem. Há falta de árbitros e oficiais de mesa, daí que, gostaria de continuar a ter o Francisco Damasceno (presidente do CAD – deverá continuar no cargo) e a sua equipa comigo na lista, já que estão a fazer um bom trabalho no conselho de arbitragem. Precisamos de aumentar o número de árbitros e oficiais de mesa. No futuro, pretendemos ainda conversar sempre com os clubes, para encontrarmos, todos em conjunto, soluções, mais soluções, para potenciarmos a modalidade, quer ao nível da performance dos clubes a nível nacional, regional e local, quer ao nível das prestações nos campeonatos do centro, juntamente, com mais 4 associações, de Coimbra, Viseu, Guarda e Leiria, projecto que será para continuar no futuro, mais potenciar o trabalho das nossas seleções distritais. Quanto à Federação Portuguesa de Basquetebol, iremos conversar com eles. Sabemos que eles devem algumas verbas à ABCB e que tem direito a receber e portanto, vamos ver se conseguimos agilizar com a FPB, essa regularização das dívidas”.
Por último, Eduardo Dixo, afirma que os “os clubes sempre estiveram unidos, independentemente das rivalidades e divergências, mas isso, é perfeitamente natural e saudável, apesar de serem adversários nas competições, isso é salutar, pois percebem a realidade e as dificuldades, mas temos conseguido conversar entre todos. O que podem esperar de nós, é trabalho, trabalho e trabalho. Vamos tentar promover a modalidade, ajudar os clubes e todos juntos seremos mais fortes e espero também, não ser mais um, mas sim, ser alguém que ajude a resolver os problemas deles, promover a modalidade e que os ajude a crescer”. Conclui.
A lista completa, será divulgada em breve.
Faltam conhecer, pelos menos, os presidentes do conselho fiscal, conselho de disciplina e jurisdicional, tal como o nome do novo director técnico regional da ABCB, que irá substituir no cargo, João Vieira (após a eleição dos novos órgãos sociais).