Esta é a opinião da Raúl Pereira, presidente da delegação distrital da Associação Portuguesa de Deficientes, com sede na Covilhã. A quarta edição do Torneio de Basquetebol em Cadeiras de Rodas (BCR), o segundo internacional, foi esta sexta-feira, 30 de agosto, apresentada em conferência de imprensa, no piso da restauração do Serra Shopping.
Marcado para o fim de semana de 07 e 08 de setembro, no pavilhão gimnodesportivo nº 1 da UBI, o evento quadrangular vai contar com a participação das equipas da APD Lisboa, APD Braga, BCG Wild Cats (Gaia) e Getafe BCR, da 1ª divisão de elite de Espanha.
Em declarações aos jornalistas, o líder da instituição beirã refere que “todos os anos queremos melhorar a organização, dar mais condições aos atletas, em termos de alimentação e de hotel, tal como, no pavilhão onde irão realizar-se os jogos, inclusivamente, este pavilhão da UBI vai entrar em obras, tendo em vista esta e futuras actividades para desporto adaptado, para além, penso que o pavilhão da Fundação Inatel, também está a sofrer uma grande remodelação a este nível e não só. Daí que, julgo que, ano após ano, temos todas as condições reunidas para realizar este tipo de torneio”. Disse.
Para tudo isto acontecer, acrescenta Raúl Pereira, “o apoio logístico e financeiro, é muito importante. Precisamos de amais parceiros. Este é um evento que tem os seus custos, é muito dispendioso para a nossa realidade, até porque somos uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública, na qual apenas podemos realizá-lo com o apoio de instituições, como o Município da Covilhã, UF Covilhã e Canhoso, ABCB, FPB, UBI, UF Cantar Galo e Vila do Carvalho, Happy Wish, Serviços Sociais da UBI, Sport Hotel e Brasil ao Peso. Só assim, é possível suportar um orçamento na ordem dos 6 mil euros. Não é fácil. Vamos estar na Covilhã, durante os dois dias, cerca de 70 pessoas ligadas aos clubes e restante staff, mais árbitros vindos da FP Basquetebol, apesar dos oficiais de mesa serem do CAD da AB Castelo Branco. Queremos continuar a melhorar o torneio, com mais equipas estrangeiras, se possível. O ano passado foi uma brasileira, este ano é uma espanhola e no futuro poderão vir francesas, com o apoio da FPB”. Afirmou.
Relativamente ao projecto local do BCR, o presidente da APD Castelo Branco afirma que ” é um projecto que está a ser bem pensado. Mais um ano passou, mas está a ser pensado de raiz, com calma, que tenha sua durabilidade, tenha consistência e daí estarmos a fazê-lo de forma calma e ponderada, até com calma de mais. Eu gostaria de já ter uma equipa de Basquetebol em Cadeiras de Rodas a jogar, mas estamos dependentes de terceiros. No entanto, congratulo-me que a Câmara Municipal da Covilhã tenha já comparticipado com a compra de seis cadeiras, que já estão na nossa sede, para a prática do basquetebol e andebol adaptado, contribuindo com uma verba considerável de 6.399 euros. Por isso, felicito o Município da Covilhã por este apoio e muito obrigado por estarem connosco também e no nosso projecto de desporto adaptado e felicitar o vereador José Miguel Oliveira e o presidente Vitor Pereira e muito obrigado por este apoio. Seis cadeiras é pouco, precisamos de mais 4, pelo menos, tal como precisamos de ter mais atletas a praticar a modalidade, temos apenas cinco, nesta altura, mas começa a estar consolidado este projecto, e num futuro próximo, poderemos participar num torneio por nós realizado, ou noutro qualquer, tal como na competição da FPB e/ou FPA, até com alunos de desporto adaptado da própria UBI. Também já temos uma carrinha de nove lugares disponibilizada pela APD Lisboa, toda adaptada. Portanto, é uma questão de tempo. Precisamos agora é de ter mais apoios e mais parceiros e sponsors”.
Raúl Pereira, em tempo de Jogos Paralímpicos em Paris, deixa uma apelo à população para ir assistir ao torneio nesse fim de semana. ” Espero que a população venha ver-nos, que isso é importante para nós, é fundamental. Este é um desporto que tem a sua espetacularidade, é um desporto bastante intenso, bastante competitivo, e tendo agora a realização dos Jogos Paralímpicos é bom, e faço este apelo às pessoas, que estejam connosco, dias 07 e 08 de setembro, no pavilhão nº 1 da UBI e tenho a certeza que não se arrependerão. Já agora quero também agradecer à administração do Serra Shopping, na pessoa do senhor António Parracho, a disponibilidade de ter cedido as suas instalações para podermos realizar esta conferência de imprensa”. Concluiu o presidente da APD Castelo Branco.
No encontro com os jornalistas estiveram também, Francisco Damasceno, vice-presidente da direção e presidente do CAD da AB Castelo Branco e Jorge Santarém, presidente da Assembleia de Freguesia de Cantar Galo e Vila de Carvalho.
Não estiveram presentes, representantes do Município da Covilhã e UF Covilhã e Canhoso.
Com a bandeira da inclusão, Francisco Damasceno refere que “começo por dar os parabéns ao senho Raúl pela realização de mais um torneio, é sempre importante haver eventos desta natureza na cidade e região e a ABCB agradece e, com o nosso apoio, pois trata-se de uma iniciativa onde a nossa associação quer estar sempre presente para ajudar e que continue por muitos anos. Também nós precisamos de começar a formar árbitros para este tipo de modalidade. Já temos, isso sim, oficiais de mesa preparados. Vamos ver se, com a constituição em breve de uma equipa de BCR na cidade e distrito, também possamos ter formação de árbitros de campo através da FP Basquetebol”. Disse.
No que diz respeito à UFCGVC, o representante começou por dizer que esteve ali “com agrado, porque, vou acompanhando, com a amizade que tenho com o presidente da APD CB, o excelente trabalho que ele está a desenvolver e desenvolve nesta missão que tem, de coordenar a associação portuguesa de deficientes sediada na nossa freguesia de Cantar Galo / Vila de Carvalho. Estamos aqui para apoiar o evento, e vamos continuar a apoiar no futuro. É importante estarmos todos unidos na inclusão das pessoas com deficiência na sociedade”. Afirmou.
Por último, falando propriamente da competição, os jogos das meias finais realizam-se no sábado.
15h: APD Lisboa – APD Braga.
16h45: BCG Wildcats (Gaia) – Getafe BCR.
No domingo, o encontro entre o 3º e 4º lugar, começa às 08h45, enquanto a Final está marcada para as 10h30, seguida de entrega de prémios.
A APD Castelo Branco festeja a 20 de outubro (dia da cidade da Covilhã), 19 anos de existência.
Recorde-se que de 2014 a 2019, a instituição esteve inactiva.