O Conselho Intermunicipal da Beira Baixa e o Presidente da Diputación Provincial de Cáceres, defendem a importância e concordam com a criação de um Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) na região. Foi durante a reunião mensal do Conselho Intermunicipal, realizada em Oleiros, que as duas entidade se comprometeram com a elaboração de uma Carta de Compromisso, até ao início do mês de agosto, sendo este o primeiro passo para a formalização do Agrupamento.
Tanto o Presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, João Lobo, como o homólogo da Diputación Provincial de Cáceres, Miguel Ángel Sanchez, lembraram as dificuldades das duas regiões de estarem longe dos centros de decisão política e a importância de trabalharem juntas. Foram já identificadas preocupações comuns, como o desenvolvimento do território, a rede viária (mais concretamente a conclusão do IC31) e a fixação de população nos territórios transfronteiriços.
A presença de Miguel Ángel Sanchez na reunião do Conselho Intermunicipal da Beira Baixa foi proposta pelo Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Miranda, que, no seguimento da estratégia de internacionalização do Município, tem vindo a trabalhar com a Diputación Provincial de Cáceres.
Os AECT foram criados pelo Parlamento Europeu em 2006, com o objetivo de facilitar a cooperação transfronteiriça, transnacional e inter-regional entre os Estados-Membros ou entre as respetivas autoridades regionais e locais. Segundo o Parlamento Europeu, os AECT permitem a estes parceiros executar projetos conjuntos, partilhar experiências e melhorar a coordenação em matéria de ordenamento do território.