A partir desta terça-feira e até quinta, 24 de agosto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) coloca sete distritos do país sob aviso vermelho, devido ao tempo quente. Entre eles os distritos da Guarda e Castelo Branco.
Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Santarém são os distritos que até às 10 horas de quinta-feira, 24 de agosto, vão estar sob aviso vermelho.
O IPMA prevê um aumento da temperatura nos próximos dias, alertando que as máximas podem atingir valores acima dos 40 ºC em alguns locais.
Esta terça-feira, o distrito de Castelo Branco atinge os 42 ºC de temperatura máxima e a Guarda chega aos 38ºC.
Esperam-se ainda noites com temperaturas mínimas elevadas, com valores superiores a 20ºC em grande parte do território, podendo não descer abaixo dos 25º C em alguns locais do Algarve, Alentejo e Beira Interior.
O IPMA prevê que as temperaturas só comecem a descer de forma generalizada a partir de sexta-feira, “atingindo valores normais para a época do ano no fim de semana de 26 e 27″.
O Instituto refere que esta subida de temperatura está relacionada com “uma crista anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Central, promovendo o transporte de uma massa de ar quente e seco com origem no norte de África sobre o território do continente”.