A Beira Serra – Associação de Desenvolvimento vai arrancar para uma segunda edição do projeto “VELEDA – Mulheres em Rede”, depois de este ter sido selecionado pelo BPI e Fundação La Caixa para financiamento, no âmbito do Prémio Solidário 2023.
O projeto dedicado às famílias monoparentais femininas foi um dos 26 projetos selecionados na edição 2023 do Prémio Solidário, promovido pelo BPI e Fundação La Caixa.
Um prémio que permite, diz a Beira Serra, reforçar um trabalho iniciado em 2019 com famílias monoparentais femininas nos concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão, fortalecendo o trabalho de um coletivo de mulheres e o envolvimento de entidades públicas e privadas no combate aos constrangimentos e desigualdades associadas à monoparentalidade.
O projeto teve início em 2019 e prolongou-se durante três anos, procurando amplificar, através de ações que articulam intervenção social e experimentação artística, a consciência e ação das mulheres participantes em relação aos seus interesses e necessidades, enquanto responsáveis por famílias monoparentais, impulsionando o seu envolvimento e valorização pessoal e coletiva.
Agora, com o financiamento da Fundação La Caixa e BPI, o projeto vai partir para uma segunda edição, sendo que esta nova fase é apresentada em conferência de imprensa no próximo dia 4 de março no auditório da biblioteca da Universidade da Beira Interior.