A Beira Serra – Associação de Desenvolvimento e a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) estão a promover o concurso nacional “Famílias em Ação”. A iniciativa, dirigida a todas as escolas do ensino básico, pretende colocar crianças e famílias a pensar sobre os princípios da Constituição da República Portuguesa.
A decorrer no ano letivo 2023/2024, a primeira edição do concurso “Famílias em Ação”, convida crianças e familiares a constituir uma equipa e apresentar uma proposta “criativa e original” sobre os princípios fundamentais da Constituição da República.
O trabalho pode ser realizado através de uma ilustração, de um texto, fotografia ou vídeo. No final, a iniciativa premeia os três projetos mais criativos nas diferentes categorias.
O objetivo do concurso, refere a Beira Serra, é promover a reflexão nas crianças e respetivos familiares sobre a democracia, justiça, igualdade e solidariedade.
O regulamento está disponível no site oficial da associação, bem como o formulário de inscrição, que deve ser realizada até 17 de novembro.
“Famílias em Ação” está inserida no projeto CIVITAS, que conta com o financiamento do Programa Cidadão Ativ@s, gerido pelas fundações Calouste Gulbenkian e e Bissaya Barreto e desenvolvido pela Beira Serra em parceria com a CONFAP e todos os agrupamentos de escolas de Belmonte, Covilhã e Fundão.