A Beira Serra viu recentemente aprovada uma candidatura ao fundo ambiental para renovar e aumentar o desempenho energético do edifício “Centro do Tempo”, situado na Rua Mateus Fernandes.
Com um investimento global de 41 mil euros, financiado a 70% pelo Plano de Recuperação e Resiliência, o projeto candidato ao Programa de Apoio a Edifícios de Serviços visa a substituição de janelas e portas por outras mais eficientes; a substituição do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado e águas quentes sanitárias.
A candidatura prevê ainda a “substituição integral de luminárias interior e exterior”, bem como a “instalação de painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica para autoconsumo”, para além do financiamento da Auditoria Energética e Diagnóstico, antes e depois das intervenções.
Para a associação, este “é um passo significativo para a redução da fatura energética do edifício”, onde está instalado o Gabinete de Apoio à Criação de Emprego e salas de formação durante todo o ano.