A Associação Belmonte em Movimento (ABM), em parceria com o psicólogo clínico Miguel Marau Gonçalves, está a desenvolver um projeto comunitário de apoio psicológico. O objetivo é oferecer serviços de saúde mental acessíveis à população, numa iniciativa que arranca com uma fase experimental de três meses em Belmonte.
O projeto “O Mundo Gira, A Saúde Aumenta” surge para “preencher lacunas importantes nos serviços de saúde mental em Belmonte” e contribuir para o “bem-estar da comunidade local”, afirma a associação em comunicado.
Durante a fase inicial, são disponibilizados quatro tipos de serviços: atendimento individual, com psicoterapia para ansiedade, depressão e stress; sessões em grupo abordando temas como luto e recuperação de dependências; consultas pontuais para questões específicas ou urgentes e encaminhamentos para outros serviços especializados.
A fase experimental vai permitir avaliar a procura e ajustar os serviços oferecidos. “Após este período, a ideia é organizar um serviço estruturado, com maior diversidade de técnicos, financiado por uma combinação de contribuições dos utentes (quando possível) e apoios sociais”, refere a associação.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas presencialmente, por telefone ou via email e redes sociais.