A câmara municipal de Belmonte responde, em comunicado, ao anúncio da junta de freguesia de Caria que convocou para o próximo sábado uma marcha lenta de protestos entre as estradas das Ferrarias e de Malpique para contestar o mau estado das vias, assim como problemas na rede pública de abastecimento de água.
Em relação à reparação da estrada das Ferrarias, a autarquia refere que a obra já foi adjudicada, por um valor a rondar os 50 mil euros “estando em condições de se iniciar”. Já quanto à de Malpique “a obra estava adjudicada desde 2021 mas verificou-se a necessidade de proceder à urgente substituição da conduta de abastecimento de água”. Por isso o município vai proceder à suspensão do contrato anterior e lançar um novo concurso, que envolve as duas intervenções, num investimento estimado de 120 mil euros.
Já quanto à substituição da conduta de água no interior da localidade de Malpique, a empreitada já foi adjudicada por um valor de 73 mil euros, estando a obra “em condições de se iniciar”.
O município de Belmonte afirma que compreende “alguma ansiedade que estas situações provocam nas populações” mas afirma que está obrigado a agir “de acordo com o regime jurídico da contração pública, que estabelece prazos e uma série de tramitações, que a maior parte das populações e autarcas com pouca experiência desconhecem”.