No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, o município de Belmonte está a preparar diversas iniciativas para recordar quem viveu a revolução naquele concelho. Nesse sentido, a câmara municipal está à procura de ficheiros, fotografias e memórias da população para apresentar um documentário e uma exposição com todo o material recolhido.
De acordo com a autarquia, as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, que tiveram início em 2022, desenvolvem-se em torno dos eixos “Memória” e “Futuro”, onde se inserem iniciativas que “vão no sentido de recordar quem viveu abril em Belmonte” e “dar a conhecer às gerações mais novas o antes e depois daquela que ficou conhecida como a revolução dos cravos”.
Assim, a Câmara Municipal de Belmonte está a recolher testemunhos, fotografias e ficheiros de 1974, para “apresentar um documentário e uma exposição com todo o material” compilado.
Os interessados devem contactar o município através do email cultura@cm-belmonte.pt ou do contacto 275 910 010, pedindo para falar com o departamento cultural.
As comemorações dos 50 anos da revolução em Belmonte prolongam-se até 2026, numa experiência comemorativa de âmbito nacional assente nos valores subjacentes ao Programa do MFA, que colocou fim à ditadura: paz, liberdade, democracia e progresso.